quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mídia agressiva essa do Brasil

Tenho achado bastante curiosa a postura da imprensa brasileira, perante os acontecimentos que culminaram com a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da Rede Bandeirantes.
Impressionante como a imprensa brasileira, pelo menos a maioria dos emissoras que vi, passou a se portar de maneira, no mínimo diferente, ao "relatar" as manifestações que até então eram "pacíficas e democráticas".
Ficaram agressivos, os representantes da imprensa, como podemos ver no vídeo abaixo:

Não vi nenhum comentário da imprensa informando que o episódio da agressão cometida pelo profissional do "jornalismo" brasileiro cometeu seria apurado, não vi associações, comissões, parlamentares, manifestando-se. Não vou entrar no mérito se foi justo, certo, ou sei lá! Mas no mínimo foi uma postura inadequada, que é totalmente má valorada, quando, por exemplo, Policiais Militares cometem, mesmo quando são alvos de provocações, pedras, cuspes, ameaças, etc. dos manifestantes. No vídeo acima o manifestante, playboy, diz que o câmera das imagens acima "seria o próximo", fazendo clara alusão a morte do cinegrafista da Band, assim sendo o câmera segue o manifestante e bate na cabeça do mesmo com a seu equipamento. Achei no mínimo estranho tal procedimento de um profissional da imprensa. Da mesma forma que achei estranha a não repercussão disso. Da mesma forma que acho no mínimo paradoxal, quando episódio idêntico acontece com um policial e a imprensa brasileira trata como se fosse o auge da violação dos direitos humanos em um Estado democrático de direito, e não como uma questão pontal. Mais uma vez lamentável a postura de parte dessa imprensa hipócrita, não pela agressão propriamente dita, mas por todo contexto para fazer isso parecer "correto", simplesmente porque ocorreu em desfavor de um funcionário da própria imprensa. Hipócritas.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Amor

"Quem nada conhece, nada ama. Quem nada pode fazer,nada compreende. Quem nada compreende, nada vale. Mas quem compreende também ama, observa,vê... Quanto mais conhecimento houver inerente numa coisa, tanto maior o amor... Aquele que imagina que todos os frutos amadurecem ao mesmo tempo, como as cerejas, nada sabe a respeito das uvas."

Paracelso

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Rojão atinge cinegrafista em protesto no Rio de Janeiro


E agora senhor Bernardo Menezes, repórter da Globo News, não havia sido a Polícia que atingiu o cinegrafista da Rede Bandeirantes?? Como informado: "Ao contrário do que afirmou o comandante, o repórter da Globo News Bernardo Menezes, que acompanhava a manifestação, relatou que no fim da noite de quinta, no Jornal das Dez, as bombas de efeito moral teriam partido da polícia." (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/02/cinegrafista-fica-gravemente-ferido-durante-protesto-contra-tarifa-no-rio.html)
Esse tipo de "comprometimento" da mídia brasileira é o que mais me preocupa! Por causa da declaração de um cidadão, cujo compromisso é (ou deveria ser) com a verdade, trabalhadores de uma instituição, no caso a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, tem seus procedimentos e suas ações colocadas em cheque, por uma, no mínimo, falsa declaração. É lamentável senhor Bernardo, lamentável! Que todos os envolvidos em manifestações, seja da imprensa, dos órgãos policiais, cidadãos manifestantes, zelem pelo nobre direito à liberdade de expressão, de imprensa e de manifestação, pilares do nosso Estado Democrático de Direito, que foram conquistados através do suor, do sangue e do sacrifício de muitas pessoas.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Último capítulo da novela Amor à Vida: considerações


Gostaria de iniciar esse texto com a seguinte pergunta: Alguém não sabia que o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo aconteceria, e que seria nesta novela? Acho que não! 
Agora é impressionante a quantidade de comentários que eu tenho visto nas redes sociais criticando essa passagem. Mas é engraçado, pois quando a Clara do BBB14 beijou outra mulher na boca, não vi comentários de ninguém! Mas ter aparecido dois homens se beijando foi uma cena "muito chocante" para os filhos da população brasileira! Ué? 
Não vi ninguém criticando, ou achando chocante, o irmão que pega a sobrinha e a joga em uma lixeira, nem criticando a secretária se aproximando do chefe, por uma vingança injusta, deixando-o cego por envenenamento, o roubando, matando a própria tia, vivendo com amante na mesma casa: e isso? Não foi chocante para as crianças brasileiras! 
A mulher "barriga de aluguel" que articulou tudo para dar um golpe e ficar com o filho do outro, descumprindo o combinado: isso não chocou ninguém? E o irmão fazendo de tudo para internar a irmã em um sanatório, para acabar com a vida dela e poder simplesmente assumir a direção de um hospital: Isso chocou alguém? A mulher que fez com que o amante namorasse uma menina com câncer, a fim de dar um golpe em todo mundo depois que a menina morresse: Isso faz sentido para as crianças brasileiras? 
Faz sentido colocar a culpa em uma novela, que é transmitida através de uma televisão que eu comprei, com a energia elétrica que eu pago, e que a qualquer momento, voluntariamente eu posso trocar de canal, ou simplesmente mandar meu filho dormir, ou até mesmo desligá-la? Não! Não faz sentido! É uma hipocrisia!
Ah! Eu já estava esquecendo: e a sensação de justiça, ou de dever cumprido, ao ver a personagem Aline morrer eletrocutada na tentativa de fuga do presídio?! Por um acaso, há alguma inversão de valores aí? É correto eu me satisfazer sentimentalmente com um episódio catastrófico desses? Hipocrisia filha da puta, é o nome disso!!
Mesmo sabendo de todas as inversões de valores (que nem sei se podemos chamar de inversão, ou realmente tendência) e questões certas e erradas abordadas nas novelas da Rede Globo, ainda assim as pessoas religiosamente ligavam suas TV às 21:00h e aguardavam o início de cada capítulo. E agora a culpa é da Globo? Da TV? Do Mateus Solano? Do escritor/diretor da novela? Quanta hipocrisia! Quanta palhaçada! É ridículo ver comentários extremamente pudicos acerca da novela. Infelizmente só lamento que a "ira da hipocrisia" do povo brasileiro esteja caindo em cima de um tema tão delicado e que os únicos prejudicados serão as pessoas que já são alvo de preconceitos tanto injustos, quanto históricos! Como se as escolhas delas tivessem a ver com terceiros. 
Neste momento alguém pode perguntar: "mas meu filho não é obrigado a ver isso?", FODA-SE se você acha isso! Era só não permitir que seu filho visse, agora não pode a felicidade de algumas pessoas estar vinculada àquilo que você julga coerente para que seu filhinho possa ver.