terça-feira, 20 de outubro de 2009

José Saramago e seu novo livro: "Caim"

Saramago é conhecido pela sua cara sempre carrancuda, e por suas declarações bombásticas e sarcásticas, segue abaixo seu bombardeio:


"Caim", livro mais recente do português José Saramago, gerou polêmica ao chegar às livrarias hoje, depois que o episcopado lusitano afirmou que se trata de uma mera "operação publicitária" do Prêmio Nobel de Literatura de 1998.
O livro, que narra em tom irônico a história bíblica de Caim, filho de Adão e Eva que matou o irmão Abel, foi apresentado no domingo em Penafiel pelo autor.


"A Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana", declarou Saramago.


"Sem a Bíblia, um livro que teve muita influência em nossa cultura e até em nossa maneira de ser, os seres humanos seriam provavelmente melhores", completou.


O romancista denunciou "um Deus cruel, invejoso e insuportável, que existe apenas em nossas mentes", e afirmou que sua obra não causará problemas com a Igreja Católica "porque os católicos não lêem a Bíblia".


"Admito que o livro pode irritar os judeus, mas pouco me importa."


OBS:
Saramago provocou revolta em 1992 com "Evangelho segundo Jesus Cristo", no qual mostra um Jesus que perdeu sua virgindade com Maria Madalena e que era utilizado por Deus para ampliar seu poder no mundo. O escritor se mudou pouco depois de Portugal e foi morar em Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias.


Fonte: Yahoo!Notícias

Um comentário:

  1. As declarações de Saramago não podem ser levadas a sério, a aliás, seu livro O "Evangelho segundo Jesus Cristo também" - Literatura fraca e monótona, não lembra em nada o brilhante autor de "Ensaio sobre a cegueira". Em suas declarações Saramago demonstra um impressionante desconhecimento bíblio e histórico-cultural, pois, acreditar que TODOS os humanos foram influencioados pela bíblia é desconhecer (ou ignorar) o Oriente como integrantes do mundo. Quanto ao Deus cruel, antropomórfico, ele se restringe ao antigo testamento e não ao novo... É que ele deve ter lido só esta parte, afinal, o livro é sobre Caim... hehehehe

    Mas, valeu à pena as declarações. Assim, ele voltou a mídia...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião