segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sobre a Visita do Presidente do Irã - Mahmoud Ahmadinejad



Foto do Presidente Lula com o Presidente do Irã - Mahmoud Ahmadinejad


O Presidente Lula está de parabéns, acho que ele tem dado uma lição de democracia, recebendo e estabelecendo um diálogo amistoso com os mais diversos líderes mundiais, e no dia de hoje não foi diferente, foi a vez do Presidente da República Islâmica do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, visitar oficialmente nosso país.
Pouco sei do Irã, ou seja, sei que é um país onde o líder supremo é um Aiatolá, uma espécie de Papa católico, que dita as principais normas do país, e que inclusive decide sobre a permanência, ou não, do Presidente do país.
Sei também que o regime dos Aiatolás veio através de uma revolução popular, salvo engano em 1979.
Sei que a cultura iraniana é praticamente ininteligível para um brasileiro, da mesma forma que é paradoxal um iraniano entender a cultura de um brasileiro.
Sei que o atual presidente Ahmadinejad foi acusado de fraude nas eleições, mas ainda continua no poder.
Sei que o Irã figura como um dos históricos inimigos de Israel, e isso custa muito para a imagem do país no mundo, pois ser inimigo de Israel, é ser inimigo dos EUA e ser inimigo dos EUA, representa ser mal visto em todo o mundo, por imposição norte-americana, é claro. Bem que para ser honesto, essa questão está mudando um pouco, mas ainda há.
Sei que existe aquele famoso assunto sobre o enriquecimento de urânio por parte do Irã, e outras bobagens, como se eles fossem destruir o mundo com isso... Pura bobagem de ignorantes. O Irã não possui a menor condição tecnológica de transportar, através de mísseis, um artefato que exploda por fissão ou fusão nuclear, que ele também não tem condições tecnológicas de construir... Mas vendem a maldita idéia que ele e o Presidente norte-coreano vão destruir o mundo. Nunca! É ridícula a idéia!!!
Sei também que o povo iraniano certamente é o mais prejudicado, devido aos embargos a problemática da falta de entrosamento com os EUA e Israel, pois é vedado ao mundo fazer qualquer tipo de parceria contra o Irã.
Vi na televisão meia dúzia de vagabundo, gozando da democracia brasileira, para criticar a vinda do presidente Iraniano ao Brasil. Porque vagabundo? Em plena segunda-feira, um cidadão trabalhador estaria trabalhando, ou procurando emprego! E não criticando algo que nem se conhece. Porque esses mesmos vagabundos, estafados do ócio de seus ofícios, não manifestaram para a retirada de José Sarney de seu cargo? Ou pelo alto preço que pagam pelo litro do óleo Diesel que colocam em suas L200? Isso não interessa! Mas a vinda do presidente de um país que nem ao menos sabem onde fica no mapa, isso sim interessa!!

Acredito que a vinda dele ao Brasil, além de fortalecer os laços diplomáticos entre Brasília e Teerã, fará com que o povo iraniano se beneficie de parcerias comerciais e científicas entre os países.
Para finalizar, gostaria de agradecer as palavras do Presidente do Irã ao Brasil e ao povo brasileiro, onde ele apoiou o Brasil como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU, atualmente composto pelos EUA, Rússia, França, Inglaterra e China; tendo também elogiado o povo do meu país, classificando-o como afável e acolhedor.
É preciso entender que dificilmente conseguiremos compreender a cultura Iraniana, e o mais democrático que podemos ser é respeitar o Irã e suas posturas, como um estado soberano, que é.
Quem será que está certo? Os EUA com todas as suas falhas e acertos? Descoberto no final do século XV; Ou o Irã? Com todas as suas falhas e acertos, que foi fundado há mais de quinhentos anos antes de cristo?

ENTENDENDO UM POUCO DO SISTEMA POLÍTICO IRANIANO


 








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião