domingo, 3 de março de 2013

Yoani Sánchez, Reinaldo Azevedo, Revista Veja e a hipocrisia

Hoje eu estava vendo algumas reportagens sobre Yoani Sánchez e deparei-me com uma página da Revista Veja, onde no blog do Reinaldo Azevedo ele tece alguns comentários acerca do livro da blogueira cubana. É engraçado a total hipocrisia que a mídia em geral está tratando Yoani. Primeiro, gostaria de ressaltar que não tenho nada contra ela, nada mesmo; mas quando ela desembarcou em algumas cidades do Brasil, foi alvo de protestos contra seu posicionamento perante Cuba e que a acusavam muitas vezes de mercenária. E acredito que ela seja mesmo! E além disso fala-se tão mal da ditadura cubana e seu aparelho repressivo, mas ela esteve ou está no Brasil! E ela posta em um blog! E ela conseguiu autorização do governo cubano para a viagem! E essa são ações que se referem a pessoas que não estão presas; e aí mora o paradoxo! Se ela, realmente, vive em uma ditadura onde estão abolidos, ou reduzidos, os direitos fundamentais e especificamente a liberdade de expressão, quais os motivos que fazem com que ela ainda esteja livre? Por que Cuba esperou todo essa construção e simplesmente não a prendeu?
Cuba de alguma forma permite que ela poste em um blog que contesta o governo "ditatorial" cubano e ainda assim a permite viajar, para expressar para outros países do mundo sua indignação em desfavor do próprio governo cubano. Por que?
Porque nossa blogueira cubana não procura ou não procurou alguma das dezenas embaixadas para solicitar asilo, alegando perseguição política em Cuba, certamente, na minha opinião, dariam; MAS ELA VIVE DISSO. O seu sustento vem OBVIAMENTE das críticas que tece em desfavor do governo cubano. Quem financiou sua viagem para o Brasil e para outros lugares? Estados Unidos? Anistia Internacional? Ela mesma? Quem? De alguma forma ela tem ganhado corpo contestando algo no mínimo paradoxal, ou seja, ela é livre o suficiente para criticar a liberdade de expressão no local em que nasceu
Isso é muito curioso!
Na minha busca pela Internet vi que elegeram (revista Times) Yoani entre as 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008... O que significa isso? Influente em que? Ou isso foi uma forma de popularizá-la perante o mundo? Mania que os EUA têm quando querem lançar ou formar uma opinião sobre determinado aspecto, principalmente quando diz respeito ao próprio patriotismo norte-americano, como o caso de terem eleito como o melhor filme de 2012 "Argor"!! Que fala sobre o que? E da mesma forma que já elegeram o filme Guerra ao Terror... Quais os motivos? Esses filmes foram realmente os melhores, nos anos em que foram eleitos?? Essa é a questão. Quais os motivos que levaram com que a Academia de Cinema dos EUA, que faz as premiações do Óscar, em convidar a primeira dama do país para anunciar Argor como o melhor filme. Isso é certamente manipulação! Não tenho a menor dúvida disso!
Mas não é sobre isso que eu resolvi fazer essa postagem... Como falava no início, deparei-me com o blog de Reinaldo Azevedo em um espaço reservado pela própria Revista Veja e que falava sobre a blogueira em um texto meio paradoxal, que não vem ao caso maiores detalhes; porém resolvi fazer um comentário, apenas mais um entre os 140 já feitos e que massacravam na maioria deles, de forma apaixonada e grosseira, o PT, Suplicy, etc. Diante disso postei o seguinte comentário:
"Por quais motivos que a toda poderosa ditadura cubana ainda não prendeu Yona Sanchéz? Como ela consegue postar em seu blog de Cuba? Como ela conseguiu autorização de Cuba para sair do país, se Cuba sabe que será alvo dela? É no mínimo um paradoxo essa cidadã cubana acusar um governo como ditatorial mas que não expressa isso na sua vida pessoal. Ela ganha a vidadessa forma ou alguém duvida? Por que ela não procura qualquer embaixada de qualquer país no Brasil e pede asilo político por perseguição? Ela vive disso! Ela ganha seu meio de vida com isso! É simples!!!".
Escrevi sem palavrão, sem ofender ninguém, colocando tão somente minha opinião pessoal e minha leitura acerca do contexto, digitei meu nome, meu e-mail e cliquei em "comentar"... Aí veio a minha maior curiosidade, em todo esse contexto hipócrita, apareceu a seguinte mensagem: "Seu comentário está aguardando moderação". (No final desta postagem irei colocar a imagem sobre meu comentário estar aguardando a moderação...
Não é estranho? Um blog de uma Revista, que utiliza todo seu amparo legal, na figura da liberdade de imprensa, na liberdade de expressão e em outros direitos constituídos em nosso Estado Democrático de Direito, submeter à moderação um comentário dos seus leitores? E que diga-se de passagem ainda não foi aprovado até agora, 19:00h de 03 de março de 2013. Isso é uma gigantesca hipocrisia! Ao invés da mensagem referindo-se a "moderação", poderia ser colocado "aguardando posicionamento do censor" (rsrs), seria, talvez, mais honesto. Depois irei postar se meu comentário foi publicado, ou não!
Segue a imagem da tela da postagem, apontando o comentário sob moderação ou aguardando posicionamento do censor.
Postagem feita as 13:42 de 03 de março de 2013.

2 comentários:

  1. Concordo; caso ela estivesse realmente insatisfeita com o regime político cubano, pediria asilo e não voltaria a Cuba; certamente ela vive disso e deve está sendo sustentada por algum organismo internacional, para se portar dessa forma mundo a fora.

    ResponderExcluir
  2. Ditaduras são curiosas. Há quem diga que ela faz o jogo do governo cubano, justamente para desmistificá-la e suscitar essas dúvidas do tipo ser ou não ser.
    No entanto, a ideia que vcs divulgam é de que Cuba é um santuário de liberdade e que a blogueira é um impostora, venal a serviço do capitalismo. Em todas as partes do mundo existem pessoas que se sacrificam, relutam em deixar sua pátria, mesmo sofrendo injustiças inomináveis. Para não ir mais longe lembro os mártires do mensalão: Zé Dirceu, Genoíno, Delúbio et alii que, não obstante "condenados sem provas", pombas sem sem fel, nunca pensaram em pedir asilo. Igualzinho â blogueira.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião